Posto de gasolina: como conquistar clientes
Conhecer o cliente que frequenta seu posto de gasolina
Para estimular o cadastramento recomendamos que se se ofereça algum brinde ou que se promova um sorteio para premiar o cliente pelo esforço extra. Com estas informações em mãos, você pode estabelecer um canal de comunicação com seu público-alvo, oferecendo produtos, serviços e promoções de maneira personalizada.
Seja o consultor do cliente no posto de gasolina
Treinamento e orientação aos frentistas e operadores dos caixas com perguntas chaves, como por exemplo, se ele foi bem atendido no posto de gasolina ou em determinado serviço já será visto com diferencial no atendimento. “O cliente aprecia muito ser reconhecido e quer que a sua presença seja notada e valorizada”. Expressões do tipo: bom dia, boa tarde e boa noite com sorriso significam 50% da venda de produtos agregados no posto de gasolina. Os frentistas são os vendedores, merecem ser reconhecidos através de bonificações por atingimento de metas individuais e em equipe.
Ofertar serviços novos no posto de gasolina
Utilize os elementos de comunicação visual do posto de gasolina como banners e lonas promocionais além de ferramentas digitais como Facebook e e-mail para divulgar novidades que possam interessar aos seus consumidores. Novas opções de lanches e bebidas na loja de conveniência, transmissões de jogos do campeonato brasileiro em telões além de campanhas promocionais de venda de combustíveis ou serviços como lavação e troca de óleo são boas alternativas. Utilizar como forma de pagamento o parcelamento em cartão de crédito na da troca de óleo juntamente com campanhas de fidelização aumentarão o fluxo de clientes. Manter contato, tratar o cliente com qualidade no atendimento fará com que ele não atente ao preço, e sim ao serviço prestado.
Cativar o cliente no posto de gasolina
Conquistar o cliente pelo preço é uma estratégia perigosa, porque ele dificilmente aceitará pagar mais. A melhor alternativa é mostrar que você oferece mais que a concorrência pelo mesmo, agregando valor ao produto ou serviço. Se você deseja estimular a venda de gasolina aditivada, por exemplo, é possível aumentar o valor da sua oferta oferecendo lavação de aparência grátis nos dias de semana e nos horários de baixo fluxo de clientes além de explicar os benefícios em utilizar a gasolina aditivada.
Outra maneira de fortalecer o relacionamento com o cliente é conquistá-los com brindes exclusivos. Se você quer estimular à venda para clientes taxistas, por exemplo, ofereça café e uma sala de descanso com jornal e água fresca e meça os resultados. Você vai se surpreender como tratar bem o cliente fará dobrar seu faturamento.
Cartão fidelidade no posto de gasolina
O Cartão Fidelidade tornou-se um importante aliado dos postos de gasolina, portanto estabeleça o quanto antes a sua estratégia de fidelização. Cadastre todos os clientes que abastecem ou compram em seu posto. Registre todas as operações e acompanhe quais clientes são mais fiéis. Identifique-os e estabeleça uma forma permanente de contato seja por telefone, facebook, sms ou e-mail. São canais importantes para você enviar notícias sobre seu negócio e acompanhar os comentários que os clientes farão espontaneamente, os consumidores também poderão fazer comentários positivos, elogiando e recomendando seus produtos e serviços.
*Fonte: Mundial Negócios