Óleo diesel S-10, de baixo teor de enxofre
ÓLEO DIESEL S-10, DE BAIXO TEOR DE ENXOFRE
Quando o óleo diesel S10 substituiu o óleo diesel S50?
Desde 1° de janeiro de 2013, o óleo diesel S10 (com 10 mg/kg de teor de enxofre) está disponível no mercado nacional, em substituição ao óleo diesel S50.
A revenda relacionada incorretamente para fornecer óleo diesel B S-10, por não atender as condições dispostas em Resolução ANP (número de bicos de diesel maior que o de bicos de motores do Ciclo Otto), está sujeita a autuação pela Agência?
Não. A revenda deve, contudo, atualizar sua ficha cadastral com a máxima urgência, para evitar a autuação por outro motivo, a defasagem dos dados disponíveis ao consumidor.
O revendedor só possui um tanque de diesel e está na lista da internet, como ele deve proceder para que a ANP possa retirar o nome da lista?
O revendedor deve enviar um ofício à Superintendência de Abastecimento (SAB) da ANP informando que só possui um tanque de diesel e solicitando a retirada da lista. A SAB encaminhará solicitação à Superintendência de Fiscalização da ANP, com o intuito de verificar, no endereço indicado, se a revenda possui apenas um tanque de óleo diesel. Em caso positivo, a revenda varejista será retirada da lista de postos revendedores que se enquadram nessa Resolução.
O revendedor está na relação da internet, a distribuidora pode se negar a vender o óleo diesel B S500?
Não. Os produtos vão coexistir nas revendas.
Quando o óleo diesel B S1800 deixou de ser distribuído para a revenda?
Desde 1º de janeiro de 2014, os óleos diesel A S1800 e B S1800 deixaram de ser comercializados para atender o segmento rodoviário. O óleo diesel S500 substituiu gradualmente o óleo diesel S1800, até sua completa substituição para o uso rodoviário até o final de 2013.
Quem é o responsável pela limpeza e adaptação dos tanques para estocagem do óleo diesel B S10, o revendedor ou o proprietário do tanque?
Nos casos de alteração do produto contido no tanque para óleo diesel B S10, caberá aos proprietários ou detentores de posse de bombas abastecedoras e tanques de armazenamento de óleo diesel disponibilizar as condições operacionais necessárias para o óleo diesel de baixo teor de enxofre.
Como deve proceder o proprietário de ponto de abastecimento que atende frota própria?
O detentor das instalações de ponto de abastecimento que deseje adquirir o diesel B S10 deve solicitar o produto para a distribuidora de combustível que o atende. Não é necessária a autorização prévia da ANP para o uso do produto. Deve-se atentar que a Resolução ANP nº 43, de 24 de dezembro de 2008, estabelece as regras para oferta do óleo diesel de baixo teor de enxofre para o abastecimento de frotas cativas de ônibus urbanos conforme localidades e cronograma definidos.
Por quanto tempo o óleo diesel B S10 pode ser estocado?
O óleo diesel, independentemente do seu teor de enxofre, tem estabilidade e teor de água potencialmente afetados após a mistura com biodiesel. “O óleo diesel B pode ser estocado por longo período visto que o atendimento às boas práticas de manuseio e armazenamento possibilita a manutenção da sua qualidade. O combustível estocado, desconsiderando-se tais práticas, pode se deteriorar e apresentar formação de material insolúvel.”
A estabilidade do óleo diesel pode ser afetada por dois mecanismos: a ação da oxidação resultante do contato do produto com o ar; e a ação microbiológica resultante da proliferação de microrganismos, pela presença de água. Qualquer desses mecanismos é influenciado pela temperatura do recipiente onde o combustível está estocado, visto que o aumento neste parâmetro acelera a degradação do combustível.
A estocagem do óleo diesel B S10 demanda cuidados adicionais pelo revendedor? Em caso positivo, de que tipo?
Os cuidados para estocagem do óleo diesel B S10 seguem os mesmos procedimentos aplicados para o óleo diesel B S500. Entretanto, por se tratar de um combustível com particularidades próprias, principalmente no que se refere ao teor de enxofre, recomendamos cautela no seu manuseio e armazenamento para que não haja contaminação com os demais combustíveis ou resíduos destes. Além disso, é importante evitar acúmulo de água nos tanques por meio de drenagem.
Os veículos pesados antigos podem usar o diesel B S10? Qual o efeito sobre a potência e a emissão de poluentes?
O novo combustível pode ser utilizado nos veículos antigos. Os estudos em relação a efeitos sobre potência e emissão de poluentes não foram conduzidos no âmbito da ANP. Para informação mais detalhada, sugere-se a busca dessas respostas junto à Anfavea, AEA e Ibama.
Dados divulgados por fabricantes indicam que para um motor pertencente à fase P-5 do Proconve (anterior a 1º de janeiro de 2012), há uma redução de 10% em material particulado e que para os motores de fases anteriores não se esperam reduções perceptíveis. Com respeito aos óxidos de nitrogênio, não há relatos sobre ganhos, no caso dos veículos pesados antigos. Sobre a potência dos motores, não haveria alteração em relação aos combustíveis de maior teor de enxofre.
*Fonte: ANP e Mundial Negócios