Estudo revela que Pré-sal do Brasil contém 176 bi de barris de petróleo e gás
Ou seja, isso é quatro vezes mais do que os 30 bilhões a 40 bilhões de barris que já foram descobertos na área. Segundo os pesquisadores, isso seria o suficiente para suprir as atuais necessidades do mundo por mais de cinco anos.
De acordo com o professor Jones, a previsão tem 90% de chance de se tornar realidade. Em tese, o total de recursos recuperáveis que ainda não foram descobertos no polígono do pré-sal pode chegar a 273 bilhões de barris, mas esse número só tem uma certeza estatística de 10%.
O professor afirma que as descobertas efetuadas no pré-sal até agora, que alcançam em torno de 40 bilhões de barris, estão incluídas no valor projetado. O trabalho prevê também aumento do número de campos descobertos por produtores no pré-sal, dos atuais 49 campos para “70 e poucos”.
A metodologia adotada é a mesma desenvolvida na Noruega e utilizada por várias empresas no mundo, como a Statoil. Ela usa o fator de recuperação, isto é, quanto petróleo e gás se consegue tirar do pré-sal, da ordem de 30%, e não o fator de 40% a 50% usado pela Petrobrás, por exemplo, explica Hernani Chaves. Segundo ele, usando o fator de recuperação de 30%, presume-se que 70% de petróleo ficam depositados na camada do pré-sal.
*Fonte: Sindipetro-RS com informações da EBC