Dicas de gestão em posto de gasolina
A frota de veículos vem crescendo e a mudança dos hábitos dos consumidores atrelado a abertura de lojas combinadas ao negócio principal tem sido a tendência do mercado.
O negócio de posto de combustível está diretamente relacionado à facilidade e mobilidade. Como o veículo tornou-se não só um meio de transporte, mas sim um meio de trabalho, e principalmente com a expansão dos veículos para transporte pessoal, a frequencia a um posto de gasolina passou a ser essencial na vida das pessoas. É rotina de grande parte da população.
O atendimento na pista de abastecimento requer excelência operacional para reduzir custos, agregar vendas acessórias e qualificadas. Os frentistas formam a equipe de vendas, através de treinamentos, políticas internas de comissionamento versus atingimento de metas e meritocracia incrementam o faturamento. Orientar o consumidor sobre os benefícios da gasolina aditivada; extintores, aditivos de combustível, perfumaria, tapetes, lubrificantes, limpadores e desembaçadores, ceras e produtos de limpeza são apenas exemplos das oportunidades de alavancar vendas. No momento do abastecimento existem inúmeras oportunidades de vendas. São produtos com altas margens de contribuição e o consumidor está disposto a adquirir.
A loja de conveniência requer todo o esforço de arrumação, planejamento, organização, promoção e estratégia de visual merchandising. A organização e planejamento da loja de conveniência tem por função única transformar o processo de compra dos consumidores de produtos planejados em uma compra impulsiva de produtos não planejados. A organização, localização e exposição das mercadorias atrai a atenção do consumidor, proporcionando tráfego na loja, aumentando o impulso de compra. Marcas, descontos e promoções são o principal motivo das compras por impulso.
A troca de óleo oferece uma ótima margem de contribuição. A troca de óleo é algo feito constantemente, e alguns donos de veículos costumam fazer isso várias vezes ao ano. Profissionais treinados e estrutura física preparada certamente darão um resultado acima do esperado.
A lavagem de veículos pode ser estruturada em uma área de aproximadamente 500 metros quadrados para permitir uma perfeita acomodação dos carros, maquinário e pessoal. Equipamentos como lavadora simples, lavadora de alta pressão, aspirador de pó industrial, compressor, mangueiras e baldes requer um espaço pequeno. Para aumentar a receita da lavagem, outros produtos podem ser agregados: recuperação de arranhões e amassados de pequeno porte, polimento e cristalização, higienização de bancos e tapetes, higienização de sistema de ar condicionado, troca de oléo, instalação de insulfilm. E outra opção para explorar a lavagem é no formato "lava-jato", a lavagem rápida, que consite basicamente na limpeza interna e externa do automóvel, em um prazo mínimo de tempo, à velocidade "a jato".
O funcionamento do estacionamento é algo a ser estudado e definido antes de começar a operar no local e com relação a isso, deverão ser definidos alguns pontos como a quantidade de veículos, o tempo que cada cliente poderá permanecer no estacionamento, o preço do ticket versus o período.
A diversificação consiste em oferecer produtos e serviços adicionais, que apresentam sinergia com o segmento. Atualmente os agregados surgem como uma excelente alternativa para aumentar o fluxo de clientes e consequentemente o faturamento. São alternativas de agregados: franquias na área de alimentação; chaveiro, artigos para presente, floricultura, caixa eletrônico 24 horas por dia, autoelétrica, vendas de reparos para pneus e cameras de ar.
Ficar atento ao público-alvo, concorrência e ao mercado darão a real noção do que o consumidor busca quando vai a um posto de gasolina. Fidelizar o cliente vai muito além de manter preços e ter o mínimo de cortesia. É necessário conquistar o cliente com um tratamento diferenciado, fazendo com ele se sinta importante e bem-vindo ao posto de gasolina.
*Fonte: Mundial Negócios