As 15 melhores cidades de Santa Catarina
Santa Catarina é o sétimo menor estado brasileiro em extensão territorial, porém possui a 7ª economia, com um PIB de U$69 bilhões. A renda per capita também é uma das maiores do país, ocupando a quarta posição, com valor de U$ 11,190. Possui força em setores econômicos diversos: indústria, comércio, agricultura, pecuária, pesca e turismo.
Basicamente, são avaliados três itens pela metodologia adaptada do IDH Global pelo Programa das Nações Unidas, pelo IPEA e pelo Censo Demográfico do IBGE de 2013 para a definição do ranking: longevidade, acesso ao conhecimento através da educação e a renda que impactam diretamente no padrão de vida da população. Os catarinenses possuem a cultura empreendedora, voltada à realização de negócios.
1ª. Florianópolis
Uma das três capitais insulares do Brasil, Florianópolis é mundialmente conhecida pelas belas praias, que atraem turistas do mundo todo. Na economia, a capital catarinense se destaca no comércio e serviços, em boa parte impulsionada pelo turismo, produção de mariscos e atuação de empresas de tecnologia.
2ª. Balneário Camboriú
O município da foz do Rio Itajaí com população de 125 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2014, a cidade chega a abrigar um milhão de pessoas durante a alta temporada. São milhares de turistas que buscam a cidade para desfrutar de suas praias. Assim como Florianópolis, Balneário Camboriú baseia sua economia na prestação de serviços e no comércio.
3ª. Joaçaba
Joaçaba está localizada longe das praias, no Oeste catarinense, a cidade tem pouco mais de 28 mil habitantes e integra a região do Contestado, alvo de disputa entre Paraná e Santa Catarina no começo do século 20. Inicialmente, o nome da cidade era Cruzeiro e posteriormente mudou para Joaçaba, que em tupi tem significado parecido: “cruz”. Na economia, o município se destaca na indústria de equipamentos agrícolas e na produção agropecuária.
4ª. Joinville
Com 550 mil habitantes, Joinville é a cidade mais populosa de Santa Catarina. Localizada na região nordeste do estado. Conhecida como “cidade das flores”, o município organiza todos os anos a tradicional Festa das Flores, evento oficial do município há mais de 70 anos. Outro evento de destaque é o Festival de Dança, considerado um dos maiores do mundo. Em Joinville está localizada a única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia, com 305 alunos do Brasil, Argentina, Colômbia, Holanda e Paraguai. Economicamente, Joinville é o terceiro maior polo industrial do sul do Brasil, abrigando diversas empresas, inclusive a Fundição Tupy, a maior do mundo em seu segmento.
5ª. São José
Integrante da Região Metropolitana de Florianópolis, com 225 mil habitantes, o município está em 5º lugar no ranking da economia de Santa Catarina, principalmente graças às mais de 1.200 indústrias e os 6.300 estabelecimentos comerciais. A pesca artesanal, a maricultura, produção de cerâmica utilitária e a agropecuária completam o perfil econômico da cidade.
6ª. Rio Fortuna
A cidade de Rio Fortuna, mesmo índice de Blumenau, mas aparece à frente por apresentar melhores resultados na avaliação de renda e escolaridade. Localizada ao pé da Serra Geral, a cidade é cercada por montanhas e vales, apresentando bom potencial eco turístico. Na economia destaca-se pela produção de leite, de móveis e de madeira.
7ª. Blumenau
A cidade da Oktoberfest brasileira tem população de 310 mil habitantes. Chamada de “pequena Alemanha”, Blumenau foi fundada por alemães em 1850. A influência germânica se mantém até hoje nos costumes, edificações e na principal festa da cidade, a Oktoberfest Blumenau, que no ano passado atraiu mais de 450 mil pessoas. Economicamente, além do turismo, a cidade destaca-se pela produção de têxteis, abrigando fabricantes de grandes marcas de roupas, metalurgia, mecânica e informática.
8ª. Jaraguá do Sul
Jaraguá do Sul tem população de 160 mil habitantes e está entre os principais polos econômicos de Santa Catarina. Algumas das maiores empresas do Brasil nos setores metal mecânico e de confecções tem sede na cidade. A festa tradicional mais popular é a Schützenfest (Festa do Atirador) organizada pela Associação de Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu e Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.
9ª. Rio do Sul
Principal município da região do Alto Vale do Itajaí e população de 66 mil habitantes. Economicamente a cidade se destaca na área da indústria, principalmente nos setores metal mecânico, eletrônico e confecções. Para manter as tradições germânicas, anualmente a cidade promove a Kegelfest – Festa Nacional do Bolão.
10ª. São Miguel do Oeste
Maior município do Extremo-Oeste de Santa Catarina possui 40 mil habitantes. Na economia predominam as pequenas e médias empresas, com destaque para as indústrias do setor metal mecânico, construção civil e comércio. Outro grande gerador de renda é o setor agropecuário, principalmente a produção de carne e leite.
11ª. Concórdia
Com 72 mil habitantes, Concórdia, a 450 quilômetros de Florianópolis, é terceira maior cidade do oeste catarinense e lidera a produção nacional de suínos e aves. A maior bacia leiteira de Santa Catarina e o Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves também estão em Concórdia. Em 2014, o município obteve o primeiro lugar estadual no índice Firjan de qualidade de vida, indicadores de educação, saúde, emprego e renda.
12ª. Tubarão
Com 100 mil habitantes, Tubarão é chamada assim devido ao Rio Tubarão, que corta a cidade, e que em tupi-guarani era chamado de Tubá-Nharô (“pai feroz”). Destaca-se como um polo comercial da região. No turismo, atraem visitantes graças às estâncias termais e o passeio turístico ferroviário com locomotivas a vapor. É a cidade sede da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
13ª. Itapema
Conhecida como “Capital dos Ultraleves” por causa do número de voos, Itapema é reconhecida pela boa infraestrutura que oferece aos visitantes de suas belas praias, cercadas por morros e vegetação. A cidade foi colonizada por portugueses e até hoje mantém resquícios da cultura açoriana. Está entre as cidades catarinenses que mais recebem turistas e tem no setor a principal fonte de renda. Sua população estimada é de 45 mil habitantes.
14ª. Itajaí
O Porto de Itajaí é o segundo maior porto brasileiro em movimentação de cargas em contêineres e o maior exportador de carnes congeladas do país. O município ainda abriga cerca de 50 empresas beneficiadoras de pescado. A frota de pesca conta com 500 barcos e responde por 20% da produção nacional.
15ª. Brusque
Com 105 mil habitantes, sua economia é baseada nos setores metal mecânica, têxtil, comércio e serviços. Foi colonizada principalmente por germânicos, mas também recebeu outros povos, como irlandeses, britânicos, americanos, italianos e poloneses. A festa oficial do município é a Fenarreco – Festa Nacional do Marreco, realizada em outubro.
*Fonte: Fiesc