Administrar um posto de gasolina
O processo produtivo de um posto de combustíveis é considerado simples, e pode ser dividido em:
a) Compra de Produtos: é responsável pela pesquisa de fornecedores que comercializam, por atacado, os itens que serão colocados a venda. É de extrema importância que o responsável por esse setor esteja atualizado em relação às tendências do mercado e nos lançamentos de novos produtos. A compra dos combustíveis é sempre feita por litro, assim como a venda. Além disso, é necessário que sejam feitas pesquisas com os clientes, para que se possa ter a ideia do que o consumidor busca.
b) Atendimento ao cliente: refere-se ao contato direto com o cliente. É feito, geralmente, pelo frentista do posto quando o cliente estaciona o veículo na pista. É necessário o treinamento do frentista, para que o mesmo seja atencioso e rápido.
c) Administração: são muitas as atividades relacionadas a administração: contato com os fornecedores, pagamento de contas e salários, atividades de recursos humanos, acompanhamento de desempenho do negócio, planejamento, além de outras medidas que sejam necessárias para a continuidade do negócio. Algumas características desejáveis ao empresário que deseja se aventurar nesse segmento:
- Ter paixão e possuir conhecimento do negócio;
- Pesquisar permanentemente o mercado em que está instalado, promovendo sempre os ajustes necessários para a manutenção do negócio;
- Ter coragem para fazer os ajustes necessários;
- Saber liderar uma equipe de profissionais;
- Acompanhar, holisticamente, todas as áreas da empresa;
- Ter objetivos;
- Possuir um planejamento suscinto para a empresa;
- Ter a capacidade de perceber oportunidades, agindo rapidamente para aproveita-las;
- Saber negociar com os fornecedores e com os clientes;
- Estar disposto a inovar e promover mudanças;
- Ter a capacidade de promover a competitividade dentro da empresa;
- Ter raciocínio rápido para tomar decisões importantes;
d) Estoque para reposição: no segmento de postos de combustíveis, é de extrema importância que o controle de estoque seja feito de uma maneira que garanta o funcionamento do posto em qualquer dia da semana. O responsável por essa área deverá tomar muito cuidado para não deixar um estoque muito grande, que aumenta o capital de giro, nem deve deixá-lo muito pequeno, de forma que falte combustível. É necessário ter um controle rigoroso e atento. É importante lembrar que em algumas épocas do ano como férias, feriados e datas comemorativas, o consumo de combustível aumenta consideravelmente.
*Fonte: Mundial Negócios