Compra e Venda de Postos de Gasolina no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Dicas de gestão em posto de gasolina

Dicas de gestão em posto de gasolina

A frota de veículos vem crescendo e a mudança dos hábitos dos consumidores atrelado a abertura de lojas combinadas ao negócio principal tem sido a tendência do mercado.

O negócio de posto de combustível está diretamente relacionado à facilidade e mobilidade. Como o veículo tornou-se não só um meio de transporte, mas sim um meio de trabalho, e principalmente com a expansão dos veículos para transporte pessoal, a frequencia a um posto de gasolina passou a ser essencial na vida das pessoas. É rotina de grande parte da população.

O atendimento na pista de abastecimento requer excelência operacional para reduzir custos, agregar vendas acessórias e qualificadas. Os frentistas formam a equipe de vendas, através de treinamentos, políticas internas de comissionamento versus atingimento de metas e meritocracia  incrementam o faturamento. Orientar o consumidor sobre os benefícios da gasolina aditivada; extintores, aditivos de combustível, perfumaria, tapetes, lubrificantes, limpadores e desembaçadores, ceras e produtos de limpeza são apenas exemplos das oportunidades de alavancar vendas. No momento do abastecimento existem inúmeras oportunidades de vendas. São produtos com altas margens de contribuição e o consumidor está disposto a adquirir.

loja de conveniência requer todo o esforço de arrumação, planejamento, organização, promoção e estratégia de visual merchandising. A organização e planejamento da loja de conveniência tem por função única transformar o processo de compra dos consumidores de produtos planejados em uma compra impulsiva de produtos não planejados. A organização, localização e exposição das mercadorias atrai a atenção do consumidor, proporcionando tráfego na loja, aumentando o impulso de compra. Marcas, descontos e promoções são o principal motivo das compras por impulso. 

A troca de óleo oferece uma ótima margem de contribuição. A troca de óleo é algo feito constantemente, e alguns donos de veículos costumam fazer isso várias vezes ao ano. Profissionais treinados e estrutura física preparada certamente darão um resultado acima do esperado. 

lavagem de veículos pode ser estruturada em uma área de aproximadamente 500 metros quadrados para permitir uma perfeita acomodação dos carros, maquinário e pessoal. Equipamentos como lavadora simples, lavadora de alta pressão, aspirador de pó industrial, compressor, mangueiras e baldes requer um espaço pequeno. Para aumentar a receita da lavagem, outros produtos podem ser agregados: recuperação de arranhões e amassados de pequeno porte, polimento e cristalização, higienização de bancos e tapetes, higienização de sistema de ar condicionado, troca de oléo, instalação de insulfilm. E outra opção para explorar a lavagem é no formato "lava-jato", a lavagem rápida, que consite basicamente na limpeza interna e externa do automóvel, em um prazo mínimo de tempo, à velocidade "a jato".

O funcionamento do estacionamento é algo a ser estudado e definido antes de começar a operar no local e com relação a isso, deverão ser definidos alguns pontos como a quantidade de veículos, o tempo que cada cliente poderá permanecer no estacionamento, o preço do ticket versus o período.

A diversificação consiste em oferecer produtos e serviços adicionais, que apresentam sinergia com o segmento. Atualmente os agregados surgem como uma excelente alternativa para aumentar o fluxo de clientes e consequentemente o faturamento. São alternativas de agregados: franquias na área de alimentação; chaveiro, artigos para presente, floricultura, caixa eletrônico 24 horas por dia, autoelétrica, vendas de reparos para pneus e cameras de ar.

Ficar atento ao público-alvo, concorrência e ao mercado darão a real noção do que o consumidor busca quando vai a um posto de gasolina. Fidelizar o cliente vai muito além de manter preços e ter o mínimo de cortesia. É necessário conquistar o cliente com um tratamento diferenciado, fazendo com ele se sinta importante e bem-vindo ao posto de gasolina. 

*Fonte: Mundial Negócios

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
ativar o chat